Thursday, February 23, 2006

Mercedes C Sport Coupé

Agilidade, estilo e dinamismo. Estas são as características da nova Classe C Sportcoupé. A engenharia da C Sportcoupé é baseada no Sedan Classe C e, portanto, compreende todas as inovações técnicas pioneiras da nova série de modelos Mercedes-Benz. O estilo e o design do coupé desportivo, entretanto, são completamente originais e preenchem os desejos de pessoas jovens e vibrantes que procuram um automóvel com um ar decididamente aventureiro, que ofereça dinamismo e prazer ao conduzí-lo. As dimensões e o design robusto se combinam com harmonia, completando a linha desportiva do novo modelo da Mercedes-Benz.
A típica grade frontal dos automóveis da marca com a estrela ao centro e os faróis de distinta forma elíptica, também identificam claramente o desportivo de duas portas como o novo membro do clube Mercedes. Outras característica do coupé são: a traseira alta com deflector integrado, de tonalidade escura, unindo as lanternas traseiras e o amplo tecto solar que ocupa toda a largura e o comprimento da capota, apenas a parte dianteira desloca-se para trás, externamente, cobrindo então o segmento traseiro. Os estilistas da Mercedes-Benz conscientemente optaram por uma marca única e distinta de estilo. O conceito de um coupé desportivo apresentou a oportunidade de unir dinamismo com elementos marcantes, quase provocativos. O atraente estilo da traseira, contudo, é bem mais profundo do que aparenta; acima de tudo, ele preenche também exigências práticas específicas. Para intensificar a segurança ao dirigir, a alta borda superior do deflector garante que a aerodinâmica exerça uma força sobre o eixo traseiro mantendo, assim, o desportivo com a máxima estabilidade, mesmo em altas velocidades.

Motor: Não houve economia de potência no Sport Coupé. O motor básico é de 2 litros e 129cv, contudo, existem versões deste motor que dão até 193cv. O mais potente permite 240km/h de velocidade e uma aceleração de 0-100 km/h em 8 s e vem equipada com uma nova caixa de manual de seis velocidades, o Sequentronic, que dispensa embreagem.
O interior é igual ao do sedan Classe C, mas com volante e instrumentos redesenhados. Para os mais entusiastas, existe a versão Evolution, mais desportiva, com rodas de 17 polegadas e suspensão mais baixa.

Site oficial


Tuesday, February 14, 2006

Porshe Cayman S

Cayman S. Esta é a denominação do novo coupe desportivo de dois lugares da Porsche, baseado no roadster Boxster. Equipado com motor central traseiro, o Cayman S não foge da linha Porsche, entre os Boxster S e 911 Carrera. O motor de 6 cilindros contrapostos, tem 3,4 litros e desenvolve 295 cv de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 275 km/h. A dianteira é muito parecida com a do Boxster, mas possui detalhes exclusivos como os faróis de nevoeiro integrados às entradas de ar localizadas nas extremidades.
O motor é uma evolução do 3,2 litros usado no Boxster S. Além do desempenho, o Cayman S se caracteriza por um baixo consumo de combustível – apenas ligeiramente maior que o do Boxster S, apesar de ter 15 cv a mais de potência.
De série, o Cayman S possui caixa manual de 6 velocidades. Também está disponível, como opcional, a caixa Tiptronic S de 5 velocidades, que para este carro, foi dotada de uma nova unidade de controle hidráulico e eletrônico, e também pode ser equipado com o sistema de suspensão ativa PASM (Porsche Active Suspension Management).
O Cayman S ainda pode ser equipado com praticamente todos os opcionais disponíveis para os demais desportivos da marca. Entre os opcionais disponíveis estão também sistema de ajuda de estacionamento, espelhos retrovisores com anti-embaçamento automático e PCM (Porsche Communication Management) com sistema de navegação e reprodutor de DVD.


Site oficial


Thursday, February 09, 2006

Renault Megane Trophy

Este carro foi desenvolvido exclusivamente para competição. O objectivo que presidiu à concepção do Mégane Trophy foi oferecer a melhor relação de preço/performance no mercado das berlinas de competição. Assim, e para oferecer performances de alto nível, com limite de custos de desenvolvimento e de exploração, a escolha da sua arquitectura baseou-se nos regulamentos de protótipos da FIA.
O Mégane Trophy foi construído na base de um chassis tubular e responde às normas mais rigorosas da FIA. O carro tem um motor V6 3.5 24v, proveniente do motor que equipa de série o Vel Satis e o Espace. Este motor, desenvolvido pelos engenheiros da Nissan Motorsport desenvolve 330 cv às 6 500 rpm.
A sua instalação na posição central traseira permite uma excelente distribuição do peso, com 52% atrás e 47% à frente. A caixa semi-sequencial de 6 velocidades e comando no volante, tipo F1, e a ausência do pedal da embraiagem são algumas das características deste veículo.
A gestão electrónica, agrupa as funções de gestão do motor, da caixa de velocidades, da embraiagem automática e as aquisições de dados.
A estabilidade é assegurada por suspensões de triângulos duplos sobrepostos e por conjuntos mola/amortecedor, que se juntam aos pneus concebidos expressamente pela Michelin para este veículo.
À aerodinâmica, factor-chave da performance do veículo, foi submetida a estudos muito rigorosos, para explorar ao máximo o efeito de solo. Em relação ao sistema de travagem, o Mégane Trophy está equipado com impressionantes discos ventilados de aço, de 356 mm à frente e de 330 mm atrás. A segurança passiva, eixo estratégico da Renault, está em destaque. Várias estruturas deformáveis, à frente e nos lados, absorvem a energia em caso de colisão.
O desenvolvimento em pista, confirmou o potencial do veículo. O Mégane Trophy atinge velocidades de passagem em curva próximas das de um protótipo e os seus tempos por volta em circuito são comparáveis aos dos veículos da categoria GT, embora com investimento e custos de utilização bastante inferiores.
O veículo não é menos lúdico para o piloto com um chassis fácil de regular e uma mecânica explorável. Também é mais económico para as equipas, visto ser possível disputar toda uma temporada sem necessidade de revisão do motor e da caixa de velocidades.


Site oficial





Saturday, February 04, 2006

Ford Iosis

A Ford apresentou o seu novo concept car no salão automóvel de Frankfurt o concept-car Ford Iosis, equipado com pneus concept especialmente desenvolvidos pela Continental que dão realce ao visual do Iosis e combinam-se suavemente com a silhueta.
A Ford utilizou o Iosis para demonstrar os principais elementos de estilo que irão definir no futuro os seus veículos europeus, onde se destaca a revolução visual. Além da revolução visual, o Iosis tem aparatos eletrónicos de última geração, como três câmeras de vídeo para acompanhamento do trânsito, permitindo ao motorista uma visão de 360º em volta do veículo. Possui ainda uma caixa sequencial, em tudo idêntica à que equipa o Focus do Campeonato Mundial de Ralis. A ignição é feita ao accionar um botão no painel de instrumentos, onde surge igualmente um monitor LCD, e vários conectores para cartões de memória.
Destaca-se ainda o interior com acentos desportivos com cores contrastantes e as portas que abrem em jeito de asas.
O Iosis é um passo em frente quanto ao carro do futuro, onde o design expressa já a performance e o dinamismo tecnológico do veículo. Neste contexto a Ford confia não só nos elementos do design, mas também nas emoções que o facto de olhar para o carro faz despertar. Os pneus concept de 20 polegadas desenvolvidos pela Continental tem uma ranhura circunferencial e padrão em V, elementos dinâmicos do desenho do piso arrojados, em combinação com paredes laterais individualmente desenhadas, onde consta também o logotipo do fabricante do veículo, sublinhando assim a audaz impressão criada pelo Ford Iosis. As jantes feitas em alumínio maciço dão um acabamento contrastante que as faz sobressair, ainda que ao mesmo tempo reflictam os elementos gráficos da carroçaria.

Melhor mesmo, só vendo as imagens...

site oficial

Thursday, February 02, 2006

Lamborghini Gallardo

Batizado com o nome de um touro feroz, muito respeitado nas arenas no século 18, o Gallardo é o resultado de uma conciliação entre o sangue quente da linhagem italiana e a alma desportiva dos carros alemães.
Dos faróis às entradas de ar, o Gallardo não esconde seu parentesco com o Murciélago, com cabine avançada, formas angulosas e marcantes e amplas entradas de ar. O chassi, desenvolvido pela Audi, é uma estrutura de alumínio, leve e de grande resistência à torção e à flexão.
As portas têm abertura convencional. O motor, inédito no Grupo VW, é um V10 5,0 litros. No Gallardo, com aspiração natural, a potência é de 500 cv às 7800 rpm. A velocidade máxima é de 309 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h requer apenas 4,2 segundos.
O interior: um dois-lugares luxuoso. A caixa de manual de seis velocidades inclui o sistema de operação automatizada E-Gear, que permite efetuar as trocas por alavancas junto ao volante. São disponíveis quatro programas de funcionamento: normal, desportivo, automático e para pisos de baixa aderência. A tracção integral permanente envia, em condições normais de aderência, 70% do torque às rodas traseiras, mas pode chegar a 80% em uma aceleração vigorosa (maior peso atrás) ou dividir em 50% por eixo se houver perda de tracção naquelas rodas.
O motor V10 aspirado desenvolve 500 cv e o leva a 309 km/h; a tracção é integral permanente. Como se espera, o Gallardo está muito bem servido de pneus e travões. As rodas de 19 pol recebem pneus 235/35 à frente e 295/30 na traseira e os discos ventilados têm diâmetro de 365 mm (dianteiros) e 335 mm (traseiros), com pinças Brembo. O carro traz ainda fartos recursos de segurança, como Airbags frontais, laterais e do tipo cortina e um controle de estabilidade (ESP) calibrado para intervir apenas no limite, garantindo a diversão do motorista habilidoso.